11.18.2009

OC Extra: Auditório Ibirapuera

Photos by Pedro Kok

Por Oscar Niemeyer. Mais aqui.
Texto do arquiteto Fabio Frutuoso. Confira o site aqui.
Fotos de Pedro Kok. Confira o portifólio aqui e o site aqui.
Confira o site oficial do Auditório Ibirapuera aqui.

Um edifício pensado de fora para dentro tem como premissa básica que as inevitáveis concessões de projeto deverão sempre ser feitas em seu interior, preservando ao máximo o conceito original externo do edifício. No entanto, nessa idéia mora uma contradição muito séria: a de que seria possível que interior e exterior fossem pensados independentemente, sem maiores interferências, o que é irreal. Como resultado teremos sempre edifícios de grande apelo estético, muitas vezes isolados na cidade e emoldurados pela paisagem, monumentais, mas nem sempre com espaços internos adequados ao uso que se pretende deles.

Aqueles que já viveram ou trabalharam em algum edifício projetado por Oscar Niemeyer poderão confirmar a dura verdade de que esse processo de projeto gera quase sempre edifícios hostis para o uso freqüente das pessoas. De que outra forma explicar a sensível falta de condições de conforto térmico e acústico, a luz natural sempre insuficiente, janelas e pés direito super dimensionados, áreas expositivas insuficientes em museus, circulações e rampas excessivas? O edifício é projetado numa escala macro e o micro (humano) se ajusta como pode. A aparência externa não depende da coordenação interna dos espaços e suas necessidades.

O Auditório do Parque do Ibirapuera é uma obra ímpar de Oscar. Enquanto seus outros edifícios do parque têm planta livre, grandes panos de vidro, pé direito duplo e programa flexível (gerando todos os problemas de uso listados acima), o auditório não precisa de janelas, preservando-se a unidade de sua volumetria monolítica, cercado de vegetação que o destaca na paisagem, amarrado aos outros edifícios pela marquise e com o adequado desenvolvimento técnico de seu interior. Note que não é só a genialidade do arquiteto que está em jogo, mas o encontro de vários fatores favoráveis: seu processo de projeto monumentalista desenvolvendo um programa de necessidades pertinente num local apropriado a esse tipo de projeto.

Eis, portanto, uma obra madura de Oscar, aos 101 anos, repensada quase 50 anos após seu projeto original. Antes tarde que nunca! Um belo edifício, projetado sob medida para o uso que as pessoas farão dele. Bravo!

By Oscar Niemeyer. More here.
Text by architect Fabio Frutuoso. Check out the site here.
Photos by Pedro Kok. Check out the portfolio here and the site here.
Check out the official site of the Auditório Ibirapuera here.

A building thought from the outside has the basic premise that the inevitable concessions project should always be made in it, preserves the original concept site plan. However, this idea lives a very serious contradiction: that would be possible for interior and exterior were designed independently, without much interference, which is unreal. As a result of buildings will always have great aesthetic appeal, often isolated in the city and framed by the landscape, monumental, but not always with internal spaces suitable for intended use of them.

Those who have lived or worked in a building designed by Oscar Niemeyer can confirm the hard truth that the design process generates almost always hostile to building the frequent use of the people. How else to explain the perceived lack of thermal comfort and acoustics, natural light is always inadequate, windows and right foot super-sized display areas deficient in museums, corridors and ramps excessive? The building is designed on a macro scale and micro (human) as can fit. The external appearance does not depend on its internal spaces and their needs.

The Auditorium Ibirapuera Park is a unique work of Oscar. While his other buildings in the park are open plan, glass walls, double height and flexible program (generating all the usage issues listed above), the audience does not need windows, preserving the unity of its volumetric monolithic surrounded vegetation that stands in the landscape, tied to other buildings in the marquee and the appropriate technical development of its interior. Note that not only the genius of the architect is at stake, but the encounter of several favorable factors: the process of developing a monumental project program requirements relevant in an appropriate place for this type of project.

So this is a mature work of Oscar, aged 101, rethinking nearly 50 years after its original design. Better late than never! A beautiful building, custom-designed for the use people make of it. Bravo!

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