12.04.2009

OC Extra: Alex Flemming


Confira a entrevista com o Artista Plástico brasileiro Alex Flemming. Site oficial aqui.

Um acontecimento na sociedade influi diretamente na sua obra ou leva algum tempo para surtir efeito?
Eu acredito que todos os acontecimentos a que estamos sujeitos influenciam em nossas vidas. Para o artista arte é vida e claramente estaremos atingidos pelas questões exteriores. Isso não quer dizer que eu faça trabalhos espontâneos sobre fatos históricos. Todos meus trabalhos levaram algum tempo (isto é, alguns poucos anos) de reflexão antes de serem produzidos, desde o trabalho "Natureza Morta" contra a tortura no Brasil até meus "Flying Carpets" sobre o 11 de Setembro de NY.

Seu trabalho sempre foi global, mesclando culturas e antecipando a globalização dos anos 90 em sua arte. Tem consciência disso?
Acho importante o artista produzir, sem ter "por demais" consciência do que faz. Acho importante a emoção não trabalhada, não por demais "polida".

Novas ferramentas tecnológicas, softwares, equipamentos... ajudaram em sua criação?
Sem dúvida. Como já disse Flusser, o fotógrafo fotografa de acordo com o que a câmera propõe ou permite.

Você é um auto-ditada. Hoje qualquer caminho de formação acaba em alguma faculdade ou instituição de ensino. Porque títulos têm maior peso hoje?
Eu, ao contrário, acredito que os títulos têm cada vez menos valor... pelo menos para mim e para os da minha tribo.

Cada vez mais trabalhos de qualidade duvidosa têm sido super valorizados, alcançando valores altos em leilões. A arte virou uma grife? Os críticos de arte perderam seu poder de selecionar e indicar bons trabalhos?
A crítica de arte tem derrapado muitas vezes ao permitir que valores de marketing planejado influenciem na apreciação e avaliação de obras de arte. Eu acredito, porém que o tempo separe o joio do trigo, e todo o marketing será um dia em vão.

Lentamente a arte de rua está entrando nos museus tradicionais. Seria essa a última barreira a transpor da arte marginal?
Sempre haverá alguma arte marginal, alguma arte não reconhecida. Isso é da natureza humana e da natureza da arte em si.

Check out the interview with a Brazilian artist Alex Flemming. Official site here.

An event in society directly influenced his work or take some time to bear fruit?
I believe that all events that are subject to influence in our lives. For the artist's life and art will be clearly affected by external issues. This does not mean I do spontaneous work on historical facts. All my work took some time (ie few years) for consideration before being produced from the work "Still Life" against torture in Brazil to my "Flying Carpets" on September 11 of NY.

His work has always been global, merging cultures and anticipating the globalization of 90 years in his art. Do you realize that?
It's important to the artist to produce, without having "too" aware of what it does. It's important to emotion does not work, too "polite".

New technology tools, software, equipment... helped in its creation?
Absolutely. As I said Flusser, the photographer photographing according to what the camera brings or permits.

You are a self-taught. Today any way training has in some college or educational institution. Because bonds have greater weight today?
I, on the contrary, I believe that the securities are increasingly value... at least for me and my tribe.

Increasingly work of dubious quality have been prized, reaching high values in auctions. Art has become a brand? Art critics have lost their power to select and indicate good works?
Art criticism is often skidded to allow values of planned marketing influence in the assessment and evaluation of works of art. I believe, however, that the time separating the wheat from the chaff, and all the marketing will be a day in vain.

Slowly the street art is entering the traditional museums. Could this be the last barrier to cross the marginal art?
There will always be some marginal art, some art is not recognized. That is human nature and the nature of art itself.

Bookmark and Share